LENDAS BRASILEIRAS: CONTRIBUIÇÕES AO LETRAMENTO BILÍNGUE DE ESTUDANTES SURDOS DA LICENCIATURA EM LETRAS LIBRAS
Disciplina: Produção e compreensão textual em Libras
Acadêmicos do Curso de Letras Libras (2015 e 2016)
Descrição: Este trabalho tem como objetivo apresentar o estudo de lendas brasileiras como gênero textual que contribui para o letramento bilíngue de acadêmicos do curso de Letras Libras, a partir de uma experiência desenvolvida na disciplina de “Compreensão e produção textual em Libras”, no curso de Licenciatura em Letras Libras, da UFPR. A textualidade foi tomada como objeto de estudo de práticas de letramento bilíngues em libras e língua portuguesa escrita. Com base na produção do folclorista Câmara Cascudo (2015), as lendas foram escolhidas por sua significativa expressão da cultura popular e representação da identidade social do povo brasileiro e pelo fato da narrativa ser um tipo textual predominante nesse gênero. A metodologia desenvolvida na disciplina envolveu as seguintes etapas: estudos do gênero lenda brasileira; estudos conceituais de recursos de textualidade aplicados às lendas brasileiras; análise de referenciação nominal em libras e a produção de lendas em videolibras. Os estudantes receberam textos adaptados das fontes originais que ofereciam um glossário de termos técnicos ou regionalismos para consulta, além de um roteiro de leitura que permitia identificar elementos de referenciação estudados na disciplina. O estudo da lenda compreendeu pesquisa de aspectos históricos, léxico/variação linguística de regionalismos, estudo de personagens e formas de referenciação e criação de glossários para apresentação da lenda sinalizada. Como contribuições, apontamos o gênero textual lendas brasileiras como importante estratégia para ampliar experiências significativas de letramento bilíngue aos estudantes surdos em que sua língua de referência – a língua de sinais brasileira – ocupe a centralidade nas situações de enunciação.
Lendas selecionadas para estudo (2016):
“Cobra Norato” (Região Norte)
“A morte de Zumbi” (Região Nordeste) – Luciano Canesso Dyniewicz
“Chico-Rei” (Região Sudeste) – Thiago Steven Dos Santos
“A gralha azul” – Fabielly Kolisnek
“Negrinho do Pastoreio” (Região Sul) Luiz Gustavo Paulino de Almeida
Acadêmicos (2015)
Angela De Fatima Girardi Stelmacki
Carlos Alexandre Silvestri
Elisane Conceicao Alecrim
Elissane Zimmermann Dyniewicz
Flavia Trevisan Ferreira Da Silva
Joana Bonato Melegari
Jonatas Rodrigues Medeiros
Lorianny De Andrade Gabardo
Lyndsen De Andrade Gabardo
Paula Cristina Roque
Rafael Henklein
Rafaella Raissa Oliveira Spena
Rosane Gowacki De Moraes
Simone Aparecida Inacio
Suelicy Anaiane Vidal De Souza
Thiago Alexandre Hubie
Lendas selecionadas para estudo (2017):
“IARA” (REGIÃO NORTE) Everton Murilo Santos
“O BOTO-COR-DE ROSA” (REGIÃO NORDESTE) Thayse Goulart Strazzi
“LOBISOMEM” (NACIONAL) – Italo Rullian Urbanski Silva
“BOITATÁ” (REGIÃO CENTRO-OESTE) Fernanda Mota Fontoura
“NAIPI E TAROBA: A LENDA DAS CATARATAS DO IGUAÇU” (Região Sul). Kleber De Peder Negrisoli
Acadêmicos:
Aline Isabela De Araujo Porcides
Ana Cristina De Souza Araujo
Andreia Marcia Heck Gritzenko
Claudia Maria Delek Pacheco
Germano Weniger Spelling
Grazielle Da Silva Lopes
Guilherme Serpa Andrade
Izaias Souza Dos Santos
Juscilene Da Silva F S Carvalho
Lidia Da Silva Joaquim
Liza Lopes De Campos
Marlon Fontato Ferreira
Nicolas Garcia Da Silva
Priscila De Oliveira Sicora
Sandra Regina Zanella
Sirlene De Carvalho M. Pereira